Notícias

A linha da OAB é a independência, afirma Lamachia

07 de março de 2018

Porto Alegre - “A nossa linha é da independência. A OAB, enquanto estiver sob minha direção, será independente”, afirmou o presidente nacional da Ordem, Claudio Lamachia, na abertura da 19º Expodireto Cotrijal, maior feira de tecnologia do agronegócio, que acontece em Não-Me-Toque (RS). O dirigente juntamente com o presidente da OAB-RS, Ricardo Breier, no início da tarde desta segunda-feira (5).

Com a presença de autoridades do setor empresarial, do agronegócio, de advogados e de magistrados, Lamachia abriu o ciclo de palestras falando sobre “A OAB e seu compromisso com a democracia”.  O dirigente nacional destacou ações dos seus dois anos de gestão à frente do Conselho Federal da OAB e relembrou as decisões cruciais e difíceis que o CFOAB teve que tomar, como o pedido de afastamento e cassação do deputado Eduardo Cunha; o pedido de acesso à delação do senador Delcídio do Amaral; o pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e o do presidente Michel Temer. 

“Na OAB temos que ter uma posição e precisamos procurar a posição da razão. E ela vem, muitas vezes, por aquilo de mais precioso que podemos ter, que é o exemplo. Não importa se nos identificamos mais com um ou outro lado, nós precisamos nos identificar com a Constituição Federal. E ela vem com independência, transparência e ética”, ressaltou.  “A justiça é nos termos da lei, assim deve ser e assim tem sido”, enfatizou.

“Nós temos que ter um partido, o Brasil, e uma a ideologia, a Constituição Federal, e isso tem faltado no Brasil. Hoje, o País está dividido, e há muitas pessoas que pensam de forma radical. Se olharmos as redes sociais, tudo vira polêmica e ódio. E isso não faz bem para o Brasil”, acrescentou.

Lamachia ainda foi enfático: “Eu digo que não estou vendo uma luz que poderia nos iluminar por uma nova construção e por um novo desenrolar de um novo País, e isso não está se formando. É o Brasil da hipocrisia”, destacou o dirigente ao parafrasear Rui Barbosa:  “Fora da lei não tem solução. A lei é o nosso Norte, pois se nos afastarmos dela, aí sim, tudo está acabado”, frisou.

Lamachia concluiu a sua fala destacando o papel do advogado na sociedade. Segundo ele, os advogados são agentes de transformação social. “O Brasil vive um momento bem difícil, mas temos uma chance única este ano: mais um processo eleitoral, e nós advogados temos a responsabilidade de transformação social. Precisamos fazer mais e nos engajar para uma escolha consciente. Voto não tem preço, voto tem consequências”, afirmou Lamachia que adiantou que nos próximos dias a OAB irá lançar uma campanha de conscientização da população sobre a representatividade do voto eleitoral.

Com informações da OAB-RS